Resenha crítica - A Tormenta de Espadas - As Crônicas de Gelo e Fogo

1:33:00 PM

Nome Original: A Storm of Swords
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2011
Editora: Leya

A Tormenta de Espadas é o terceiro livro da série de fantasia épica "As Crônicas de Gelo e Fogo", escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Foi publicado pela primeira vez em 8 de agosto de 2000 no Reino Unido, sendo lançado nos Estados Unidos em novembro do mesmo ano. Com os dois volumes anteriores da saga, ele venceu o Prêmio Locus de Melhor Romance.

A obra foi o primeiro volume da série a ser indicado ao Prêmio Hugo, um prestigiado prêmio de ficção científica e fantasia, mas acabou perdendo para Harry Potter e o Cálice de Fogo, quarto livro da série de Harry Potter de J. K. Rowling. 

Trata-se também do último livro da "primeira fase" de lançamentos da saga — um período que vai de 1996 a 2000 —, quando o autor publicou os três primeiros volumes com um intervalo de tempo de dois anos entre cada um.

No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em setembro de 2011 com o título "A Tormenta de Espadas". Por sua extensão, em Portugal ela foi dividida em dois volumes, lançados em 2008 pela editora Saída de Emergência sob os títulos "A Tormenta de Espadas" e "A Glória dos Traidores".

Em sua história "A Tormenta de Espadas" retoma a narrativa um pouco antes do final do livro anterior, "A Furia dos Reis". 

Os Sete Reinos ainda estão lutando a Guerra dos Cinco Reis, com os restantes Robb Stark, Balon Greyjoy, Joffrey Baratheon e Stannis Baratheon lutando para garantir suas coroas. Na tentativa de tomar Porto Real, Stannis Baratheon é derrotado pela aliança entre a Casa Lannister e a Casa Tyrell. Enquanto isso um grande número de selvagens estão marchando em direção à Muralha sob o comando de Mance Rayder, com apenas a força minúscula da Patrulha da Noite em seu caminho. No Leste, Daenerys Targaryen está em seu caminho de volta para Pentos na esperança de aumentar suas forças para retomar o Trono de Ferro, seu por direito de herança.

"A Tormenta de Espadas" é um livro extenso, com quase mil páginas de narrativa, no entanto suas páginas carregam as maiores e mais chocantes reviravoltas de toda a saga até agora. Com cenas fortes e destinos cruéis para certos personagens a obra cresce ao longo de suas páginas e aumenta ainda mais a complexidade e densidade da obra como um todo. 

Apresentando novas localidades, curiosidades e elementos, "A Tormenta de Espadas" oferece, apesar de suas muitas páginas, uma leitura mais rápida e voraz justamente por narrar uma grande variedade de acontecimentos em uma velocidade maior e apresentar novos elementos, contribuindo para uma dinâmica maior entre os capítulos de ponto de vista.

A estrutura da narrativa de "A Tormenta de Espadas", que segue a mesma do primeiro e segundo volumes, "A Guerra dos Tronos" e "A Fúria dos Reis", é apresentada seguindo o ponto de vista de determinado personagem, determinando assim a não linearidade da narrativa e abrindo um leque de possibilidades, tanto para o escritor, no momento de estruturar sua obra, quanto para o leitor, que pode escolher de que forma quer ler a obra, seguindo a ordem determinada pelo autor ou preferindo ler de forma continua os capítulos de cada personagem em sequência.

Na obra a história é contada através de 10 personagens principais, um personagem de ponto de vista no prólogo e um no epílogo, somando um total de doze. Sendo eles:

  • Prólogo: Chett, um irmão da Patrulha da Noite. 
  • Sor Jaime Lannister, filho mais velho de Lorde Tywin Lannister, irmão de Tyrion e Cersei Lannister, preso em Correrrio. 
  • Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark, irmão juramentado da Patrulha da Noite. 
  • Senhora Catelyn, das Casas Tully e Stark, viúva de Lorde Eddard Stark. 
  • Tyrion Lannister, filho mais jovem de Tywin Lannister, um anão, irmão de Sor Jaime e Cersei Lannister. 
  • Princesa Sansa Stark, filha mais velha de Eddard Stark e Catelyn Stark, prisioneira do Rei do Trono de Ferro em Porto Real. 
  • Princesa Arya Stark, filha mais nova de Eddard Stark e Catelyn Stark, desaparecida e presumidamente morta. 
  • Príncipe Bran Stark, filho de Eddard Stark e Catelyn Stark, Príncipe de Winterfell, herdeiro do Norte, acredita-se estar morto. 
  • Samwell Tarly, filho de Lorde Randyll Tarly, irmão juramentado da Patrulha da Noite, antigo herdeiro de Monte Chifre. 
  • Sor Davos Seaworth, um contrabandista que virou cavaleiro em serviço do Rei Stannis Baratheon 
  • Rainha Daenerys Targaryen, Nascida da Tormenta, da Dinastia Targaryen 
  • Epílogo: Merrett Frey, um membro da Casa Frey.

O terceiro volume das "Crônicas de Gelo e Fogo" é uma obra extensa, de estrutura estranha, mas que carrega um conteúdo forte e muito bem escrito. A complexidade das histórias acompanham a vida de cada personagem e contribui para tornar a história ainda mais densa e verossímil diante dos olhares críticos e desconfiados de seus leitores.

Com uma base de fãs já muito bem estabelecida e a migração da história para outras mídias, a obra ganha ainda mais notoriedade e caminha para se tornar umas das maiores e mais bem conceituadas sagas de fantasias da nossa época.

"A Tormenta de Espadas" é um item indispensável na sua prateleira.

Aproveite a leitura.

Você também vai gostar de...

1 comments

  1. Muito boa resenha, foi leitura muito agradável. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ReplyDelete

Deixe aqui seu comentário e, se quiser, assine nosso Feed para receber as publicações do "The Reader" em seu e-mail.