Resenha Crítica – Star Wars: Darth Bane: Path of Destruction

4:17:00 PM

Título: Star Wars: Darth Bane: Path of Destruction
Autor: Drew Karpyshyn
Editora: Del Rey

"Dath Bane: Path of Destruction" é uma obra ambientada no universo expandido de Star Wars, onde vários escritores são licenciados para escreverem histórias oficiais sobre personagens recorrentes na saga ou do universo expandido da saga. Dentre estes autores, Drew Karpyshyn é um dos mais notáveis, com várias obras sob seu nome. Dentre elas, a obra em questão.

“Path of Destruction” é a primeira parte da trilogia de Darth Bane escrita por Drew Karpyshyn e conta como o mineiro Dessel, escravo no planeta Apatros, se tornou um dos mais poderosos Dark Lord of the Sith de sua época e instituiu a “Regra de Dois”, onde somente poderiam existir dois Siths simultaneamente, o Mestre e o Aprendiz.
  


O autor é muito bem sucedido ao enfocar sua linha narrativa no ponto de vista do próprio Dessel (Bane), analisando e externando seus sentimentos, medos, dúvidas e o sofrimento pelo qual passa a personagem e as motivações que o levam a abraçar o lado negro da força.
Em “Path of Destruction” Karpyshyn descreve com detalhes o treinamento e as motivações dos aspirantes a Dark Lords e suas ambições, seus treinamentos e a dinâmica do relacionamento entre os futuros Dark Lords of the Sith na academia.
É nesse ponto que são desenvolvidas e aprofundadas todas as falhas e erros da nova abordagem Sith instituída pelo líder da Irmandade mais poderosa dos Sith (Brotherhood of Darkness) Lord Kaan, onde o título “Darth” deixa de ser usado e todos dentro da irmandade é visto como um igual.
É neste contexto que Bane é treinado e logo se torna um aluno excepcional, passando a questionar certas decisões, conceitos e propósitos da irmandade.

“Path of Destruction” analisa bem os conceitos antigos e contraditórios dos Siths ao longo da história e externa suas falhas, fraquezas e a tentativa de Lord Bane em restaurar antigos conceitos e instaurar novas regras através da busca dos conhecimentos antigos.

A leitura da obra é simples e o autor descreve de forma sucinta os ambientes, focando-se mais no desenvolvimento de cada personagem e construindo suas personalidades pouco a pouco.

As descrições das estratégias de batalha entre Jedi e Sith também ganham grande espaço na narrativa, onde cada passo do exército inimigo define as estratégias do lado oposto, criando um clima incessante de tensão e inconclusão no eterno conflito entre os exércitos. Neste cenário a figura de Darth Bane cresce cada vez mais, claramente se tornando um verdadeiro e poderoso Dark Lord of the Sith.

"Path of Destruction" é uma obra bem direcionada para aqueles que amam o universo de Star Wars e querem se aprofundar ainda mais na mitologia e nas lendas dos antigos conflitos entre Jedi e Sith. Escrita de forma eficiente por Karpyshyn e bem elaborada no que tange à personalidade de Bane a obra cumpre seu objetivo, que é entreter os aficionados por Star Wars e acrescentar novos conceitos e teorias ao universo em constante expansão da saga. 

Você também vai gostar de...

0 comments

Deixe aqui seu comentário e, se quiser, assine nosso Feed para receber as publicações do "The Reader" em seu e-mail.