Crítica: As Aventuras do Caça Feitiço 2 - A Maldição

1:10:00 PM

Título: The Spook’s Curse
Ano: 2009
Editora: Bertrand Brasil
Tradutor: Lia Wyler

"A Maldição" é o segundo livro da série infanto-juvenil de aventura, suspence e fantasia "As Aventuras do Caça Feitiço", escrita pelo autor britãnico Joseph Delaney e publicada no Brasil pela editora Bertrand Brasil. 
A série é sobre Thomas J. Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, que pode ver criaturas das trevas e outras criaturas fantásticas que as pessoas comuns não podem. Por esse motivo ele é levado por seus pais ao temido e sinistro Caça feitiço, Gregory, para ser treinado e se tornar, também, um caça feitiço. 



Em "A Maldição", sequencia direta de "O Aprendiz", o Caça-feitiço e Thomas, seguirão numa missão para mais um combate com as forças das trevas. Bem fundo nas catacumbas da catedral de Priestwon se esconde uma criatura que o Caça-feitiço jamais conseguiu derrotar, O Flagelo. É uma criatura tão diabólica que todo o Condado corre o risco de ser corrompido por seus sinistros poderes. Quando Tom e seu mestre se preparam para a batalha, torna-se evidente que o Flagelo não é o seu único inimigo e que outras forças, não tão sobrenaturais assim, parecem estar em seu caminho.

Delaney descreve os acontecimentos da época com domínio e basea-se em acontecimentos e lugares reais para enriquecer sua história, criando bases sólidas para o desenvolvimento de seus personagens e descrevendo um mundo que, além de fantástico, é crível e atrai os leitores mais exigentes.
Outro ponto que merece destaque é a evolução da personagem principal, Thomas Ward, que se mostra mais experiente, calmo, meticuloso e precavido ao longo da história, mas, é claro, ainda cometendo alguns deslizes, caminho perfeitamente normal e necessário para o crescimento de sua personalidade ao longo da história.
Mas, embora seja uma história que mostre a evolução dos personagens e o crescimento de seus medos, "A Maldição" peca quando insiste em retomar à assuntos já resolvidos no primeiro livro (O Aprendiz) como as verdadeiras intensões de Alice e as dúvidas de Thomas sobre em quem deve confiar.
Delaney mantem a mesma estrutura narrativa do primeiro livro e desenvolve bem a história, estabelecendo o ambiente no qual a história de passará, fazendo de forma fluída a transição do desfecho apresentado em "O Aprendiz" e o início desta nova história e acrescentando elementos novos á trama. Assim como novos vilões, novas ameaças e contratempos que os heróis deverão transpor ao longo do desenvolvimento da narrativa para atingirem seus objetivos.

A Capa e a arte da capa são também um ponto a se destacar à parte, demonstrando um ótimo zelo e atenção por parte da Bertrand Brasil. Todos os volumes são cuidadosamente trabalhados, com detalhes que chamam a atenção e instigam a leitura, imputando ainda mais mistério e cuiriosidade na mente dos leitores, que terão uma obra de arte nas mãos ao lerem os volumes da série "As Aventuras do Caça Feitiço".

"A Maldição" é um livro excelente, desenvolve bem os personagens e descreve o ambiente num mistura  realista e fantastica que mergulha o leitor mais e mais no mundo escuro e fantasmagórico da Idade Medieval, mas perde algum tempo retornando á questões já tratadas no primeiro livro, o que não atrapalha, porém, o leitor de ter uma experiencia incrível com a obra de Delaney.

Comente e deixe suas impressões sobre o livro também...


Você também vai gostar de...

4 comments

  1. Gostei da sua resenha, mas devo dizer que você se engana quando diz que o "assunto Alice" foi resolvido no primeiro livro. Posso dizer que a série praticamente inteira gira em torno da Alice, ela é quase tão protagonista quanto o Tom, e a questão da indecisão do garoto é compreensível, visto que é apenas um adolescente e em diversas ocasiões é colocado entre os interesses do Caça-Feitiço e da Alice.
    Isso talvez fique mais claro para você conforme for lendo os próximos livros ( se tiver interesse em continuar, claro). E eu posso garantir: vale a pena continuar!

    ReplyDelete
  2. Claro que continuarei lendo carol. A série é fantastica e vale a pena ser lida. Quanto a Alice, com certeza a importancia dela na trama é evidente e todo ponto de vista é bem vindo aqui no The Reader.
    A opnião de todos que gostam da série é e sempre será muito bem vinda.
    obrigado.

    ReplyDelete
  3. Nao li o primeiro ainda, me enchi de spoilers agora. kkkk Não sabia desse livro, ele é em capa-dura ainda? Tem alguma nova versão?

    http://tematoa.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. As edições que a Bertrand Brasil vende não são capa dura, mas a arte da capa e o material é excelente. Bem trabalhado e com um visual legal.
    Quanto aos spoilers, não se preocupe. Nenhuma das grandes questões e suas consequencias para a história foi revelada aqui. O desfecho de cada livro ainda está instacto. hehe.
    Vale a pena a leitura Guilherme. recomendamos.

    Ps. E os livros estão com um preço bom nas livrarias.
    Abraços

    ReplyDelete

Deixe aqui seu comentário e, se quiser, assine nosso Feed para receber as publicações do "The Reader" em seu e-mail.