As Aventuras do Caça Feitiço – O Aprendiz

12:14:00 PM

Autor: Joseph Delaney
Editora: BertrandBrasil
Ano: 2008



O Aprendiz é o primeiro livro de uma série infanto-juvenil escrita pelo britânico Jopseph Delaney sobre Thomas J. Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, que pode ver criaturas das trevas e outras coisas que os outros não podem. Por esse motivo ele é tomado como aprendiz de um experiênte Caça Feitiços e passa a enfrentar perigos incomuns em sua jornada.
A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amarrar ogros. Quando porém, é enganado e cai na armadilha e liberta uma terrível feiticeira, a mais malévola do Condado.

"Muito bem, rapaz. Você está aprendendo. Somos os sétimos filhos de sétimos filhos, e temos o dom de ver coisas que os outros não podem ver. Mas esse dom, de vez em quando, pode se tornar uma maldição. Se tivermos medo, às vezes poderão aparecer coisas que se alimentam desse medo. O medo piora tudo para nós. O truque é nos concentrarmos no que vemos e pararmos de pensar em nós mesmos. Sempre resolve."

Ambientado no período histórico que os ingleses chamam de Pendle Witch Trials (1612) ou Os julgamentos de Pendle, onde várias pessoas foram acusadas de bruxaria. O Caça-Feitiço é um homem que protegia os aldeões das perversidades de bruxas e monstros, contudo era temível por todos. Aqui, a narrativa usa o temor do desconhecido, o medo e o horror para contar a história de um jovem aprendiz de um profissional que luta com o sobrenatural, numa época em que tudo era motivo de se ter medo.
O autor também aborda o medo, como ele aparece, como age e o porquê que se fortalece nos seres humanos. Tal como o jovem Tom aprende, o trabalho de um Caça-Feitiço é solitário, pois todos temem o que fazem para ganhar a vida. Certamente pelo clima de terror e medo, a série não é muito apropriada para aqueles propensos a pesadelos, principalmente por algumas cenas que são descritas com muita intensidade, como no caso dos fantasmas dos soldados que morreram pendurados em árvores ou quando um menino tem um de seus dedos cortados.

Joseph Delaney consegue, já desde o inicio, prender a atenção do leitor de uma forma peculiar, descrevendo o ambiente da história como um lugar frio, assustador, perigoso e imprevisível, pois nunca se sabe o que se vai encontrar na próxima encruzilhada. E o Jovem Tom partilha deste mesmo medo com o leitor. É inseguro, inocente, mas é corajoso e leal, o que o torna um aprendiz dedicado e respeitador.
Escrito na forma de diário pelo próprio Tom, um acerto do autor que, com isso, consegue dar maior peso às sensações e medos do protagonista na medida em que avança na narrativa, o livro toma emprestado momentos históricos da vida do próprio Delaney, como a casa mal assombrada descrita no teste de Tom e o período em que a história se desenrola descrito acima, um período de muita tensão, sobrenatutral, e desconhecido.
O Aprendiz é o primeiro volume de uma série de 10 livros em que Joseph Delaney irá contar a história de Tom Ward e como ele se tornou um Caça feitiço. O segundo volume, “A Maldição”, o terceiro “O Segredo” e o quarto “A Batalha” já estão à venda no Brasil. O Quinto “O Erro” tem previsão de estréia em Outubro deste ano.

Você encontra os livros que já foram publicados para comprar nas livrarias...



Você também vai gostar de...

1 comments

  1. Adorei esse livro. Muito bom. E apesar de eu não ser muito fâ de literatura em primeira pessoa, gostei muito da maneira como Delaney conduziu essa história.

    ReplyDelete

Deixe aqui seu comentário e, se quiser, assine nosso Feed para receber as publicações do "The Reader" em seu e-mail.